Após percorrer as ruas do set de filmagem da Warner Bros em um elegante protótipo de "Cybercab" prateado de duas portas, Musk prometeu que os populares veículos Model 3 e Model Y da empresa seriam capazes de operar sem supervisão do motorista na Califórnia e no Texas até o próximo ano.
Musk anunciou que a Tesla começará a construir o Cybercab totalmente autônomo até 2026, por menos de $30.000, e apresentou uma robovan que pode transportar 20 pessoas, afirmando que isso transformará cidades. Ele também mostrou robôs humanoides que misturam drinques e que serão vendidos por $20.000 a $30.000 cada, declarando que seriam o maior produto já criado. Embora o evento tenha sido animado, alguns investidores e especialistas esperavam mais detalhes sobre a transição da Tesla de montadora para um gigante em condução autônoma e inteligência artificial.
As ações da Tesla caíram quase 10% nas negociações iniciais de sexta-feira, embora tenham subido cerca de 50% desde abril, quando Musk anunciou a mudança para robotáxis. No entanto, as ações estão em baixa de 8% no último ano, em contraste com um aumento de 33% no S&P 500. Ross Gerber, acionista da Tesla, destacou que, embora goste de inovações como o Cybercab e a robovan, a empresa deve se concentrar na venda de veículos elétricos nos próximos 24 meses e também deveria desenvolver um veículo mais acessível para o mercado de massa.
Musk prometeu por anos um carro com preço inicial de cerca de $25.000, uma promessa considerada essencial para atrair novos clientes. A Reuters informou que a Tesla abandonou esse projeto, resultando em uma queda nas ações da empresa. Em contrapartida, as ações da Uber e Lyft subiram, já que a falta de detalhes sobre os robotáxis da Tesla aliviou preocupações de concorrência. A Tesla busca superar os concorrentes de condução autônoma com uma abordagem mais barata, mas sua tecnologia de IA apresenta fraquezas, dificultando a identificação de falhas em casos de acidentes, o que pode preocupar reguladores.
Matthew Wansley, professor da Cardozo School of Law, afirmou que o software da Tesla está anos atrás do que a Waymo possui, e que nenhum design chamativo mudará isso. Os concorrentes da Tesla utilizam tecnologia similar, mas com sistemas redundantes e sensores mais caros para segurança. Ramesh Poola, da Creative Planning, elogiou a apresentação de Musk, mas destacou a necessidade de mais detalhes sobre seus planos e a monetização da nova tecnologia. Ele também previu que os reguladores serão um grande obstáculo para a condução autônoma não supervisionada até o próximo ano. Embora a adoção generalizada dos Cybercabs autônomos possa levar de três a quatro anos, Poola acredita que há várias maneiras de monetizar a tecnologia no futuro. Musk não mencionou o aplicativo para solicitar os táxis autônomos no evento.
Tasha Keeney, diretora de análise de investimentos da ARK Investment Management, expressou sua expectativa por mais detalhes sobre o aplicativo da Tesla, mas ficou encorajada com o cronograma de Musk para lançar uma versão não supervisionada do sistema de condução autônoma no Texas e na Califórnia no próximo ano. Ela acredita que, se isso acontecer, a Tesla poderá lançar um serviço de robotáxi logo em seguida.
Reportagem completa: https://finance.yahoo.com/news/tesla-robotaxi-event-long-promises-082325759.html
コメント