top of page
BrazilToday.png

O evento do robotáxi da Tesla foi cheio de promessas de Musk. Os investidores queriam mais informações.

Foto do escritor: Gabriel ZacarkimGabriel Zacarkim

Cybercab. Crédito: Tesla.
Cybercab. Crédito: Tesla.

Após percorrer as ruas do set de filmagem da Warner Bros em um elegante protótipo de "Cybercab" prateado de duas portas, Musk prometeu que os populares veículos Model 3 e Model Y da empresa seriam capazes de operar sem supervisão do motorista na Califórnia e no Texas até o próximo ano.


Musk anunciou que a Tesla começará a construir o Cybercab totalmente autônomo até 2026, por menos de $30.000, e apresentou uma robovan que pode transportar 20 pessoas, afirmando que isso transformará cidades. Ele também mostrou robôs humanoides que misturam drinques e que serão vendidos por $20.000 a $30.000 cada, declarando que seriam o maior produto já criado. Embora o evento tenha sido animado, alguns investidores e especialistas esperavam mais detalhes sobre a transição da Tesla de montadora para um gigante em condução autônoma e inteligência artificial.


O CEO da Tesla e proprietário do X, Elon Musk, anda no robotáxi da Tesla durante um evento de lançamento em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 10 de outubro de 2024, nesta imagem fixa retirada de um vídeo. Tesla/Divulgação via REUTERS (Reuters / Reuters)
O CEO da Tesla e proprietário do X, Elon Musk, anda no robotáxi da Tesla durante um evento de lançamento em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 10 de outubro de 2024, nesta imagem fixa retirada de um vídeo. Tesla/Divulgação via REUTERS (Reuters / Reuters)

As ações da Tesla caíram quase 10% nas negociações iniciais de sexta-feira, embora tenham subido cerca de 50% desde abril, quando Musk anunciou a mudança para robotáxis. No entanto, as ações estão em baixa de 8% no último ano, em contraste com um aumento de 33% no S&P 500. Ross Gerber, acionista da Tesla, destacou que, embora goste de inovações como o Cybercab e a robovan, a empresa deve se concentrar na venda de veículos elétricos nos próximos 24 meses e também deveria desenvolver um veículo mais acessível para o mercado de massa.


O robô Optimus da Tesla faz gestos no dia de um evento de lançamento em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 10 de outubro de 2024, nesta imagem fixa retirada de um vídeo. Tesla/Divulgação via REUTERS (Reuters / Reuters)
O robô Optimus da Tesla faz gestos no dia de um evento de lançamento em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 10 de outubro de 2024, nesta imagem fixa retirada de um vídeo. Tesla/Divulgação via REUTERS (Reuters / Reuters)

Musk prometeu por anos um carro com preço inicial de cerca de $25.000, uma promessa considerada essencial para atrair novos clientes. A Reuters informou que a Tesla abandonou esse projeto, resultando em uma queda nas ações da empresa. Em contrapartida, as ações da Uber e Lyft subiram, já que a falta de detalhes sobre os robotáxis da Tesla aliviou preocupações de concorrência. A Tesla busca superar os concorrentes de condução autônoma com uma abordagem mais barata, mas sua tecnologia de IA apresenta fraquezas, dificultando a identificação de falhas em casos de acidentes, o que pode preocupar reguladores.


O CEO da Tesla e proprietário do X, Elon Musk, fala durante um evento de lançamento de produtos da Tesla em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 10 de outubro de 2024, nesta imagem fixa retirada de um vídeo. Tesla/Divulgação via REUTERS.
O CEO da Tesla e proprietário do X, Elon Musk, fala durante um evento de lançamento de produtos da Tesla em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 10 de outubro de 2024, nesta imagem fixa retirada de um vídeo. Tesla/Divulgação via REUTERS.

Matthew Wansley, professor da Cardozo School of Law, afirmou que o software da Tesla está anos atrás do que a Waymo possui, e que nenhum design chamativo mudará isso. Os concorrentes da Tesla utilizam tecnologia similar, mas com sistemas redundantes e sensores mais caros para segurança. Ramesh Poola, da Creative Planning, elogiou a apresentação de Musk, mas destacou a necessidade de mais detalhes sobre seus planos e a monetização da nova tecnologia. Ele também previu que os reguladores serão um grande obstáculo para a condução autônoma não supervisionada até o próximo ano. Embora a adoção generalizada dos Cybercabs autônomos possa levar de três a quatro anos, Poola acredita que há várias maneiras de monetizar a tecnologia no futuro. Musk não mencionou o aplicativo para solicitar os táxis autônomos no evento.


Tasha Keeney, diretora de análise de investimentos da ARK Investment Management, expressou sua expectativa por mais detalhes sobre o aplicativo da Tesla, mas ficou encorajada com o cronograma de Musk para lançar uma versão não supervisionada do sistema de condução autônoma no Texas e na Califórnia no próximo ano. Ela acredita que, se isso acontecer, a Tesla poderá lançar um serviço de robotáxi logo em seguida.


コメント


bottom of page